segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O veredito

Este mês não consegui atingir o objetivo proposto. Esta manhã pesei-me e estava com 61,4kgs. Porquê? Não faço a mínima ideia! A semana que passou correu bem, o fim de semana também...Acontece. Vou seguir os meus planos alimentares e de exercício esta semana e não vou desmotivar. Isto não é um acontecimento, é um processo, e é normal que haja um abrandamento e que as coisas não corram à velocidade que se tinha previsto. É não dar demasiada importência à coisa e continuar a seguir o caminho. :)

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Cuidados extra

Com a perda dos quilos vem o cuidado acrescido com tudo o resto: pele, unhas cabelo...O fato de ter 30 anos também foi um fator decisivo para que conseguisse começar a seguir um ritual de cuidados de pele. Neste momento já consegui ter a disciplina para lavar a pele, passar o tónico e hidratar. Um vez por semana faço também uma exfoliação e uma máscara de argila branca. Posso dizer que tenho notado bons resultados, já que a minha pele sempre foi "problemática". Entretanto comprei também um exfoliante corporal para começar a preparar a minha pele para o sol que tanto anseio: a ter cuidados redobrados agora e utilizar sempre protetor solar, especialmente na cara.

Finalmente

Finalmente um fim de semana em que não exagerei a nível alimentar e em que consegui fazer algum exercício.
Andei com iogurtes magros na mala, nozes e uma garrafa de água e esta prevenção foi decisiva para não cometer demasiados excessos. No Sábado levámos o Lucas a tomar o pequeno-almoço na melhor pastelaria de Portugal(na minha modesta opinião) - a Versailles- em Lisboa. Comi um folhado pequeno de carne e um mini Duchaise com um Compal light - não foi perfeito mas podia ter sido pior. O almoço de Sábado foi sopa, massa e salada - podia ter sido pior. O resto do dia foi muito controlado e o Domingo também, estando a terminar com uma sopa de legumes sem batata e muito chá verde.
A nível de exercício caminhei bastante no Sábado e hoje, Domingo, consegui terminar o dia com uma corrida de 30 minutos. Também houve dança, saltos, alongamentos e afins.
Finalmente satisfeita com um fim-de-semana. Vou ver qual o veredito da balança amanhã. Gostava de terminar Fevereiro abaixo dos 61kgs!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Frustração

Na 2ª tive de faltar ao ginásio. Eu sei que foi por uma boa causa: uma reunião por causa do meu filho mais velho, mas mesmo assim a frustração apoderou-se de mim. Depois das asneiradas do fim de semana, gosto de me penitenciar na passadeira. Ao menos sinto que estou a pagar por aquilo que fiz e a trabalhar na sua resolução. Há que dizer que foi um dia difícil para mim. O exercício faz-me falta e acho que finalmente consegui criar o hábito, por isso quando falho, torna-se complicado gerir as minhas emoções.

Aniversários

O mês de Fevereiro teve dois aniversários. Sinto que não me comportei exemplarmente, mas também acho que podia ter sido pior. Provei as coisas mas em doses mais reduzidas. O problema, mais do que estas festas, foram os bolos que "apareceram" lá por casa. Isso sim dificultou ainda mais a minha tarefa de fim-de-semana.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Meia-Maratona por um canudo

Tenho uma moinha no tornozelo direito e dói-me o joelho, também direito, quando caminho. Para não agravar vou ter de abrandar os treinos e não fazer passadeira por uns tempos, o que me levanta a questão: como vou cumprir o plano de treinos? Não vou. Confesso que fico um bocadinho triste, mas se calhar estou a forçar demasiado o meu corpo e ele não está a gostar. Se não fôr a esta hei-de ir à próxima, enfim...não há nada que possa fazer.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Fim de semana

Para variar bem complicado: sem tempo para exercício e com uma festa de aniversário no Sábado. Apesar de ter comido em pequenas quantidades, não deixei de provar umas quantas guloseimas. Podia ter-me ficado por aí mas no Domingo acabei por também abusar um bocadinho: uns biscoitos, massa ao almoço...
Ontem (2ª feira) já voltei à linha. Alimentação controlada e ainda fiz quase 1 hora de ginásio: 36 minutos(deviam ter sido 45) a correr na passadeira e uns exercícios de musculação.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Novidades

Aparentemente só mesmo no Continente. A alimentação vai andando, no fim-de-semana tive um ataque de gula (entretanto já foi devidamente explicado-SPM). Já fiz o 1º treino desta semana de preparação para a maratona, faltam 2. Fiz os meus dois tratamentos e tirei novamente medidas: Cintura 77(-5cms), Barriga 86(-3cms).

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Meia Maratona - 2º Treino

Eu achava, na minha santa ignorância, que de treino para treino a coisa ia ficando mais fácil. Pois parece que não! Hoje foi dia do 2º treino e tinha de correr 30 minutos seguidos. Não consegui! Parei duas vezes e andei durante 1 minuto. Custou-me mais do que a última corrida de 40 minutos. Também aumentei um bocadinho a velocidade, para 10,5km/hora e se calhar foi por isso que não deu. Corri 5 kms. Se assim fosse, com esta média, terminaria a Meia Maratona em 2 horas. Gostava mesmo de conseguir fazer um tempo menor. Mas se não conseguir, acabá-la, viva de preferência, já era bom. Ainda faltam 7 semanas, por isso é continuar. Espero no Domingo conseguir fazer um treininho.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Balança

Recebemos uma balança XPTO lá em casa. Daquelas que medem gordura, água, ossos e tudo, tudo. Ontem ao experimentá-la fiquei logo com uma belissíma impressão da bichinha: 59,7kgs! Tão amiguinha que estava a ser para a minha pessoa, a dar-me menos 2kgs que a outra ranhosa. Claro que estranhei e decidi ler as instruções com atenção e chamou-me a atenção: as medições podem não ser exatas quando se fez um esforço físico intenso nas 15 horas anteriores. Será que correr 40 minutos sem parar afectou a minha linda pesagem? Pois bem que sim! Esta manhã, lá fui eu experimentar a bicha novamente: 61,9kgs. A velhota dizia: 62kgs! Por isso acredito que agora já está certinha. A medida que mais contente me deixou foi a gordura corporal: 27%! A ser verdade quer dizer que desde o início de Dezembro já perdi 5% de gordura! Por isso estou contente, mesmo que ainda não vislumbre o 6 e o 0, esta perda dá-me alento. Assim lá vou eu continuar contentinha e fiel ao meu ginásio. Nunca me lembro de ter estado tanto tempo a cumprir um plano de exercícios e a ser assídua. Parece que finalmente me consegui habituar e agora não conseigo viver sem!

Escadas

E pois que em dia de pausa do treino, decidi subir novamente os 12 andares na estimada torre das Amoreiras. E desta vez não fiquei a arfar, pelo menos não tanto!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Meia maratona

Iniciei hoje a preparação para a Meia Maratona de Lisboa. Comecei a seguir o plano de treinos que está no site e hoje corri 40 minutos seguidos, mais 4 acelerações de 100 metros, num total de 7kms percorridos. Corri a uma velocidade de 10kms/hora sem inclinação e aos 20 minutos achei que nunca na vida aguentaria os 40 minutos, e comecei a pôr em causa se conseguiria mesmo fazer 20kms, já que aqueles 3 foram muito difíceis. Após a passagem dos 30 minutos comecei a sentir-me melhor e no final estava cansada mas recuperei rápido. De acordo com o plano são precisas 8 semanas de treino, por isso vou continuar firme. A ver vamos.