terça-feira, 20 de março de 2012
Como correm as coisas
So far so good. Nem mesmo o fim de semana estragou o meu plano alimentar. Já vou sentindo a roupa mais larguinha. Desta vez estou a escrever o meu diário alimentar mas num bloco de papel que trago sempre comigo - parece resultar melhor assim.
quinta-feira, 15 de março de 2012
Back on track
Engraçado ler o meu último post de agosto e ver como as coisas já estavam a ir pelos maus caminhos, aliás desde que vim para casa ser mãe em full-time que o peso foi sempre a aumentar. Deixei de conseguir fazer exercício, deixei de fazer tratamentos, de andar a pé, de colocar os meus cremes,...muita coisa.
Agora voltei à carga. Decidi que precisava de um plano diferente pois a minha vida também está diferente. Consultei uma nutricionista e o resultado da avaliação foi bastante deprimente:
67kgs
38.8% de massa gorda!!!! Record absoluto, muito mau mesmo!
84cms de cintura
25 IMC
Durante a consulta fiz um teste para descobrir os alimentos a que sou intolerante e fazer uma dieta adequada. Conclusão: sou intolerante aos ovos, ao leite, ao tomate, às massas, à couve, aos peixes de carne branca e, por este já esperava, ao cacau! Isto quer dizer que, mesmo em períodos em que tinha cuidado com a alimentação, estava constatemente a comer coisas que prejudicavam o meu organismo achando que estava a fazer bem.
«A intolerância a um alimento, é uma reacção anormal, geralmente continuada e de baixa reactividade. Ao contrário de uma alergia alimentar onde o sistema imunitário é activado, a intolerância pode ocorrer tão só pela falta de uma enzima necessária para a digestão de um componente/parte de um alimento, tendo como resposta uma inflamação crónica.
A exposição continuada pela ingestão de determinado alimento pode levar a situações que, numa primeira análise, nunca seriam relacionadas com a alimentação, tais como: obesidade, emagrecimento excessivo, stress, acne, enxaquecas, artrite, letargia, rinite, cansaço crónico, entre outras.» http://nutricao.emforma.pt/intolerancia-alimentar.html
Por acaso não foi nesta clínica que fiz a análise mas o que interessa é o resultado.
A nutricionista deu-me uma dieta sem nada do que me faz mal.
Agora os meus passos para voltar à boa forma são:
1) Seguir a dieta e indicações da nutricionista e ser seguida de 15 em 15 dias;
2) Fazer caminhadas diárias de 30 minutos no mínimo;
3) Beber 1,5 a 2 litros de água por dia;
4) Fazer tratamento estético na área mais afetada: a barriga.
5) Voltar a escrever no blog
6) Fazer um diário alimentar
Vamos ver como vai correr. Até agora estou a sentir-me bem, sem fraqueza e sem fomes malucas, e não sei se é apenas psicológico mas sinto-me menos inchada e um pouco mais leve.
Agora voltei à carga. Decidi que precisava de um plano diferente pois a minha vida também está diferente. Consultei uma nutricionista e o resultado da avaliação foi bastante deprimente:
67kgs
38.8% de massa gorda!!!! Record absoluto, muito mau mesmo!
84cms de cintura
25 IMC
Durante a consulta fiz um teste para descobrir os alimentos a que sou intolerante e fazer uma dieta adequada. Conclusão: sou intolerante aos ovos, ao leite, ao tomate, às massas, à couve, aos peixes de carne branca e, por este já esperava, ao cacau! Isto quer dizer que, mesmo em períodos em que tinha cuidado com a alimentação, estava constatemente a comer coisas que prejudicavam o meu organismo achando que estava a fazer bem.
«A intolerância a um alimento, é uma reacção anormal, geralmente continuada e de baixa reactividade. Ao contrário de uma alergia alimentar onde o sistema imunitário é activado, a intolerância pode ocorrer tão só pela falta de uma enzima necessária para a digestão de um componente/parte de um alimento, tendo como resposta uma inflamação crónica.
A exposição continuada pela ingestão de determinado alimento pode levar a situações que, numa primeira análise, nunca seriam relacionadas com a alimentação, tais como: obesidade, emagrecimento excessivo, stress, acne, enxaquecas, artrite, letargia, rinite, cansaço crónico, entre outras.» http://nutricao.emforma.pt/intolerancia-alimentar.html
Por acaso não foi nesta clínica que fiz a análise mas o que interessa é o resultado.
A nutricionista deu-me uma dieta sem nada do que me faz mal.
Agora os meus passos para voltar à boa forma são:
1) Seguir a dieta e indicações da nutricionista e ser seguida de 15 em 15 dias;
2) Fazer caminhadas diárias de 30 minutos no mínimo;
3) Beber 1,5 a 2 litros de água por dia;
4) Fazer tratamento estético na área mais afetada: a barriga.
5) Voltar a escrever no blog
6) Fazer um diário alimentar
Vamos ver como vai correr. Até agora estou a sentir-me bem, sem fraqueza e sem fomes malucas, e não sei se é apenas psicológico mas sinto-me menos inchada e um pouco mais leve.
domingo, 28 de agosto de 2011
Ausência
Por motivos que já nem me lembro, deixei de escrever aqui. No entretanto, com algumas alternações na minha vida, incluindo a nível pessoal e profissional, voltei aos 64kgs. Deixei de ir ao ginásio, deixei de me pesar e em qualquer coisa como dois meses engordei 5 kgs que me tinham levado quase 5 meses a perder.
Por isso aqui estou novamente, tenho de mudar de vez e para sempre os meus hábitos alimentares e a minha rotina de exercício, para que agora consiga emagrecer e manter, por muitos e bons anos.
Por isso aqui estou novamente, tenho de mudar de vez e para sempre os meus hábitos alimentares e a minha rotina de exercício, para que agora consiga emagrecer e manter, por muitos e bons anos.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Rescaldo do fim de semana
Acabou por ser muito atribulado em termos alimentares. O deslize de sexta continuou no sábado, com uma montanha de pao com marmelada, e ainda no domingo com um gelado de chocolate e uns bocados do melhor bolo de chocolate do mundo. Não houve praticamente agua e as refeições também foram um pouco problemáticas. Para mim o mais grave de tudo e mesmo o açúcar
e a falta de agua, os efeitos secundários veem-se logo: fico inchada e com muito menos energia. Por isso e mesmo imperativo que faca uma cura de desintoxicação de açúcar e o reserve apenas para momentos especiais e festivos.
Ontem ja foi dia de ginásio, o que me deixa sempre com vontade de ser mais disciplinada. Hoje estou bastante dorida, mas como esta a chover não farei a minha caminhada habitual.
e a falta de agua, os efeitos secundários veem-se logo: fico inchada e com muito menos energia. Por isso e mesmo imperativo que faca uma cura de desintoxicação de açúcar e o reserve apenas para momentos especiais e festivos.
Ontem ja foi dia de ginásio, o que me deixa sempre com vontade de ser mais disciplinada. Hoje estou bastante dorida, mas como esta a chover não farei a minha caminhada habitual.
sábado, 14 de maio de 2011
Diário 13/05/2011
-copo de água morna com limão
-sumo de abacaxi com hortelã e uma colher de linhaça (50)
-Iogurte natural magro (40) e gelatina 10kcal
-barra Atkins Day break (150)
-wrap de perú com molho césar da go natural (250)
-sopa de abóbora com amêndoas laminadas go natural (adorei, fiquei fã!) (100)
-2 chavenas de chá verde
-iogurte natural magro (40kcal) e uma colher de sopa de cereais fitness
-2 fatias e queijo em barra e uma fatia de fiambre de perú
-sumo de abacaxi com hortelã
-sopa de feijão, 3 colheres de sopa de arroz branco, feijoada de lulas, estufado de legumes e salada
-1 macaron e 1 ouriço (umas 500kcal...ai ai...)
Fomos dar um passeio à noite e o resultado foram essas guloseimas, mesmo com a caminhada não deu para gastar esta orgia de calorias, ainda por cima noturna....!
Ida Marquês-Amoreiras
Tratamento
-sumo de abacaxi com hortelã e uma colher de linhaça (50)
-Iogurte natural magro (40) e gelatina 10kcal
-barra Atkins Day break (150)
-wrap de perú com molho césar da go natural (250)
-sopa de abóbora com amêndoas laminadas go natural (adorei, fiquei fã!) (100)
-2 chavenas de chá verde
-iogurte natural magro (40kcal) e uma colher de sopa de cereais fitness
-2 fatias e queijo em barra e uma fatia de fiambre de perú
-sumo de abacaxi com hortelã
-sopa de feijão, 3 colheres de sopa de arroz branco, feijoada de lulas, estufado de legumes e salada
-1 macaron e 1 ouriço (umas 500kcal...ai ai...)
Fomos dar um passeio à noite e o resultado foram essas guloseimas, mesmo com a caminhada não deu para gastar esta orgia de calorias, ainda por cima noturna....!
Ida Marquês-Amoreiras
Tratamento
quinta-feira, 12 de maio de 2011
Adiar a recompensa
Acho que ja descobri a causa de ter tanta dificuldade em gerir o meu peso (e nao so). Tem a ver com o facto de nao conseguir trocar a satisfacao imediata pela satisfacao futura. Se me aparecer um bolinho a frente sou capaz de pensar: tu estas aqui agora e para o bikini ainda falta muito tempo...
Ontem o meu marido falou-me neste vídeo. As criancas que conseguiram resistir a recompensa imediata foram mais bem sucedidas do que aquelas que sucumbiram a gula instantanea...este imagem este bem presente na minha cabeca durante o dia de hoje, e consegui resistir a um magnifico bolo de chocolate que assombrava o frigorifico do trabalho.
Ontem o meu marido falou-me neste vídeo. As criancas que conseguiram resistir a recompensa imediata foram mais bem sucedidas do que aquelas que sucumbiram a gula instantanea...este imagem este bem presente na minha cabeca durante o dia de hoje, e consegui resistir a um magnifico bolo de chocolate que assombrava o frigorifico do trabalho.
Diario 12/05/2011
-copo de agua morna com dez gotas de limao
-tigela de cereais fiber 1 com leite magro
-iogurte sveltesse chocolate
-copo cha verde
-barra de proteinas atkins
-copo de sumo compal light
-iogurte natural magro com 8 cerejas e uma colher de cereais fitness
- 1.5 litros de agua (as quatro da tarde, espero ir aos dois hoje)
-2 bolachas Maria (50 kcal)
-sumo de ananas hortela limao e gengibre sem acucar
Sopa de feijao com legumes salada e uma fatia de lombo de porco
Agora estou com vontade de comer uma coisa doce mas ao mesmo tempo oico a Shakira e lembro-me dos seus abdominais...vale tudo para me fazer resistir! Talvez uma alternativa mais light? Uma taca de gelatina? Uma banana com canela?
Ja sei: um cafe sem acucar! Vou experimentar.
125 degraus! Nem queria acreditar, nao tinha a nocao que fossem tantos os degraus que subo e desco no metro todos os dias. Nao admira que seja dificil manter o peso quando vou de ferias.
Caminhada marques-amoreiras (hoje nao fiz a descida pois estava muito carregada)
30 minutos de ginastica (parece pouco mas foram muito intensos, acho que amanha vou estar dorida)
-tigela de cereais fiber 1 com leite magro
-iogurte sveltesse chocolate
-copo cha verde
-barra de proteinas atkins
-copo de sumo compal light
-iogurte natural magro com 8 cerejas e uma colher de cereais fitness
- 1.5 litros de agua (as quatro da tarde, espero ir aos dois hoje)
-2 bolachas Maria (50 kcal)
-sumo de ananas hortela limao e gengibre sem acucar
Sopa de feijao com legumes salada e uma fatia de lombo de porco
Agora estou com vontade de comer uma coisa doce mas ao mesmo tempo oico a Shakira e lembro-me dos seus abdominais...vale tudo para me fazer resistir! Talvez uma alternativa mais light? Uma taca de gelatina? Uma banana com canela?
Ja sei: um cafe sem acucar! Vou experimentar.
125 degraus! Nem queria acreditar, nao tinha a nocao que fossem tantos os degraus que subo e desco no metro todos os dias. Nao admira que seja dificil manter o peso quando vou de ferias.
Caminhada marques-amoreiras (hoje nao fiz a descida pois estava muito carregada)
30 minutos de ginastica (parece pouco mas foram muito intensos, acho que amanha vou estar dorida)
Subscrever:
Mensagens (Atom)